quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Participar activamente


Em tempo, um novo sentimento foi sentido, alguma insatisfação e até desmotivação temporária foram experimentadas. A par de tudo isto juntou-se a percepção de que uma rotina diária, a continuar, arrastar-me-ia para algo de que, certamente, não queria de todo.

Gostar de dar sem nada receber em troca, sentir-me útil e conseguir arranjar disponibilidade para a participação activa e, sobretudo, contribuir assim para a Mudança, foi algo que me impeliu para a acção. Coincidente com tudo isto, o ano de 2009 traz-nos a invulgaridade de se realizarem três eleições, sendo duas delas com prazo de um par de semanas de intervalo.
A meu ver, era chegada a altura e estavam reunidas todas as condições necessárias para o exercício activo da cidadania participativa. Tinha de fazer algo e fiz. E, foi muito fácil fazê-lo.
Primeiro disponibilizei-me para integrar a lista do Bloco de Esquerda e, assim participar, activamente, nas várias acções da campanha para as Autárquicas.
De seguida aceitei também ir para uma assembleia de voto nas legislativas.
No dia das eleições legislativas, estando já em pleno uso das minhas funções de escrutinadora, na assembleia de voto da freguesia onde vivo actualmente, conheci cerca de 600 eleitores, que, legitimamente, exerceram, um dos direitos mais nobres: o de poder fazer escolha, seleccionando, aquele ou aquela candidato ou candidata que melhores condições reunia para captar a atenção dos votantes. Escolha essa só possível dada a conquista da democracia.
De entre os eleitores conhecidos nesse dia, realço uma eleitora muito especial, principalmente pela sua provecta idade, superior a 100 anos, que com grande ligeireza e sem quaisquer hesitações exerceu o seu direito cívico, cumprimentando, com toda a sua beleza e de forma efusiva, todos os elementos da assembleia de voto. Espero voltar e revê-la nas próximas eleições.

Anabela Cardante

Candidata à Lista do Concelho de Alcochete – Autárquicas 2009

foto:www.olhares.com

Sem comentários:

Enviar um comentário